Risco Monetário (Cobertura do Risco)

O que é o risco monetário?

Quando o dinheiro é convertido de uma moeda noutra, ganha ou perde valor dependendo da taxa de câmbio. O risco monetário constitui o potencial de ganho ou perda dos investidores que convertem dinheiro de uma moeda noutra, investem no estrangeiro ou negoceiam a nível internacional.

Onde ouviu falar de risco monetário?

Se já cambiou dinheiro para viajar, então já esteve exposto a risco monetário. Entre 2007 e 2017, o valor da libra decresceu face ao dólar dos EUA. Então £100 de dinheiro de férias em 2017 compra menos dólares americanos do que em 2007.

O que precisa de saber sobre risco monetário...

Há sempre um potencial risco monetário envolvido numa troca cambial de moeda. A moeda muda constantemente e isso representa não só uma oportunidade como também uma potencial perda para os investidores e para a realização de negócios no estrangeiro, bem como a compra de materiais/produtos do estrangeiro.

Enquanto investidor, pode especular diretamente em moedas. Se investir em ações, deverá ter em consideração as flutuações de moeda e o risco monetário de empresas nas quais investiu. Por exemplo, a libra esterlina comprou 10 yuans chineses em 2015 mas, atualmente, representa apenas cerca de 8,5. Qualquer empresa britânica que compre mercadoria chinesa terá assistido a um aumento do seu preço de compra chinês. Ou aumentam os preços para compensar os custos adicionais, ou reduzem a sua margem de lucro.

O risco monetário pode ser gerido através da utilização de estratégias de cobertura do risco.